Preenchimento e harmonização são técnicas estéticas importantes para o campo da medicina estética. O preenchimento é utilizado para repor volume em áreas onde houve perda fisiológica, enquanto a harmonização busca aperfeiçoar os traços e proporções do paciente promovendo um aspecto mais jovial e belo.

O preenchimento pode ser realizado com diferentes materiais, como por exemplo o ácido hialurônico ou compostos de hidroxiapatita.

Normalmente, é utilizado para preencher sulcos e rugas labiais, melhorar a projeção dos lábios, suavizar olheiras, além de recuperar o volume dos lábios, bochechas e queixo. No entanto, pode ser realizado também em região genital e em outras várias regiões corporais , como mãos e em glúteos.

O procedimento é rápido, eficiente e pouco invasivo, não necessitando de repouso.

Para a harmonização ser bem sucedida, é necessário que seja avaliado as proporções faciais do paciente e elabore um plano de tratamento que atenda as particularidades de cada caso. Além disso, o profissional deve considerar as expectativas e desejos do paciente, de forma a alcançar um resultado satisfatório.

Sendo assim, o preenchimento e a harmonização são técnicas estéticas que promovem valorização da autoestima do paciente, visto que ambos proporcionam melhorias na aparência da face e/ou corpo.

Harmonização, preenchimentos e bioestimuladores de colégeno