Tratamento de verrugas / lesões por HPV

As verrugas são lesões na pele causadas pelo vírus do papiloma humano (HPV). Existem mais de 100 tipos de HPV, sendo que alguns deles causam verrugas comuns e outros causam verrugas genitais. O tratamento varia de acordo com a localização e o tamanho da verruga, bem como a resposta individual do paciente ao tratamento.

As verrugas comuns normalmente desaparecem sozinhas em alguns meses, mas podem ser tratadas com produtos para remoção de verrugas, crioterapia (uso de nitrogênio líquido para congelar a verruga), eletrocirurgia (uso de corrente elétrica para cauterizar a verruga) ou terapia a laser.

As verrugas genitais ou anais requerem tratamento mais cuidadoso, pois podem indicar um risco de infecção pelo HPV que leva ao câncer cervical ou anal.

O tratamento pode envolver medicamentos, como imiquimode ou podofilina, ou procedimentos como crioterapia, electrocauterização, terapia a laser ou remoção cirúrgica. É importante lembrar que o tratamento das verrugas não cura a infecção pelo HPV, que pode persistir no organismo mesmo depois de remover as verrugas.

Portanto, é fundamental praticar o sexo seguro, vacinar-se contra o HPV e realizar exames ginecológicos regularmente para detectar precocemente câncer cervical ou anal. Além disso, a prevenção é fundamental, e medidas simples como evitar contato com as verrugas de outras pessoas, evitar compartilhar toalhas ou roupas e manter a higiene pessoal são importantes para evitar a infecção pelo HPV.

É importante lembrar também que nem todas as pessoas infectadas pelo HPV apresentam verrugas, então o uso de preservativos e vacinação são fundamentais para prevenir a transmissão do vírus.